top of page

Quem não gosta de um pãozinho de queijo?

  • Foto do escritor: Gabby Lambert
    Gabby Lambert
  • 14 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Triozinho de pãezinhos de queijo para aqueles que não dispensam uma boa quitanda mineira


A brasilidade em forma de pão, para todos os gostos e bolsos, o pão de queijo, sem dúvidas, é uma das receitas mais bem sucedidas do país

A história do pão de queijo


De certo, o pão de queijo é uma criação genuinamente mineira, porém, sua origem ainda é incerta. Relatos do século XVIII mostram que a receita já era reproduzida naquela época pelas cozinheiras da região sul de Minas Gerais que, para agraciar seus senhores, adaptavam as receitas de pães que levavam farinha de trigo pelo polvilho. Em uma época onde a escassez de alimentos reinava, a invenção dessa quitanda* foi mais por necessidade do que por luxo.


Os portugueses que viviam em terras mineiras necessitavam de uma alimentação melhor e, para isso, careciam de pães e outros alimentos que eram consumidos na Europa. Em contrapartida, a produção de pães no país era quase impossível; a farinha de trigo que chegava ao Brasil era cara e de péssima qualidade, visto que ficava meses estocada dentro de navios. Da necessidade de se fazer pães, o polvilho começou a ser utilizado com substituto, desenvolvendo, assim, um novo tipo de pão; junto, eram adicionados queijos que sobravam das refeições, ovos e leite, que eram insumos de grande oferta na região devido à expansão pecuária que a região vinha sofrendo.


*quitanda - tudo aquilo que é servido com o café, como: bolos, biscoitos, sequilhos, broas, pão de queijo


Mas afinal, como o polvilho surgiu?


Os escravos passaram a comer mandioca cozida e a partir de então foram criando novos alimentos e ingredientes a base de mandioca, como a farinha. Ralavam a mandioca bem fininha e peneiravam. Torravam a farinha também às vezes. As escravas, nas cozinhas das fazendas, começaram a amassar a mandioca, até que ficasse com textura de goma. Colocavam para ressecar ao sol. Desidratada virava um pó branco. Descobriram que sem fermentar, o sabor era meio adocicado. Fermentado, o sabor era azedo. Assim, das senzalas e cozinhas dos casarões, pelas mãos das escravas, no século XVIII, surgiu o polvilho doce e azedo.




Pão de queijo mineiro - receita


Pão de queijo fácil - receita


INGREDIENTES


300 g de tapioca

150 g de queijo parmesão ralado

200 g de requeijão ou cream cheese


MODO DE PREPARO


- Em um bowl, misture todos os ingredientes até formar uma massa lisa e uniforme que desgruda da mão (adicione mais tapioca se necessário)

-Unte uma fôrma com óleo e arrume as bolinhas do pão de queijo espaçando uma da outra;

- Asse em forno médio até dourar



Usei a receita do site presunto vegetariano, apenas substitui o polvilho por tapioca, o sabor fica maravilhoso

Comments


© 2019 by COZINHA LAMBERT. Proudly created with Wix.com

bottom of page